Como saber se tenho bruxismo?

Você provavelmente já ouviu falar sobre o bruxismo, mas você sabe como identificá-lo? Esse quadro é mais comum do que se pensa e pode afetar significativamente a qualidade de vida de quem sofre com a doença, trazendo diversos problemas. Por isso, a Clínica Carlesso esclarece algumas dúvidas sobre o assunto.
O que é o bruxismo?
O bruxismo pode ser definido como uma atividade parafuncional que inclui o apertamento ou ranger dos dentes, podendo afetar pessoas de todas as idades. O apertamento é realizado pelos músculos da mastigação e pode trazer diversas consequências. Apesar de não ter cura, é possível controlar o problema através dos tratamentos indicados por especialistas..
Há dois tipos de bruxismo: o diurno e o noturno. O diurno ocorre quando estamos acordados, enquanto o noturno está ligado aos distúrbios de sono. Além da ocorrência em horários distintos, o bruxismo diurno, também chamado de briquismo, se caracteriza pelo apertamento e tem relação com fatores emocionais, principalmente à ansiedade e ao estresse. Já o noturno é desenvolvido a partir do ranger dos dentes com o paciente inconsciente.
O que causa o bruxismo?
Muitas vezes o bruxismo - principalmente o diurno - está ligado à fatores psicológicos, como o estresse e ansiedade. O estresse, inclusive, é hoje uma das causas mais comuns para essa condição, já que o paciente tende a contrair excessivamente os músculos da face.
Sintomas:
Vários podem ser os sinais que indicam o bruxismo. A dor de cabeça frequente é um deles, bem como, dor muscular e no maxilar. Além disso, cansaço e desconforto durante a mastigação também são possíveis sinais de que o apertamento e ranger de dentes podem estar presentes na sua vida. Se qualquer um desses sinais perdurar, procure um especialista, pois só ele poderá realizar o diagnóstico completo.
Tratamento:
Por mais que não haja cura para o bruxismo, há alguns tratamentos disponíveis que ajudam quem passa por esse problema. A melhor forma de iniciar qualquer tipo de tratamento é, em primeiro lugar, identificar as causas - e somente um profissional qualificado é capaz de fazer. Os métodos mais utilizados para aliviar os sintomas do bruxismo normalmente são as placas, também conhecidas como miorrelaxantes, ou a toxina botulínica, além da indicação de tratamento multidisciplinar, com psicólogos e terapeutas.
Quando componentes emocionais são a causa do bruxismo, como o estresse ou ansiedade, o acompanhamento psicológico além do odontológico torna-se imprescindível. Com terapia, o paciente cria maior consciência do que está acontecendo em sua vida e consegue controlar melhor seu dia-a-dia.
Qual sua dúvida? Contate-nos!