.jpg)
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a maior preocupação é cuidar da higiene pessoal, principalmente das mãos. Mas os cuidados com a higiene bucal também devem ser lembrados, afinal a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões.
Estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação de coronavírus, que podem sobreviver por mais de 24 horas em temperatura ambiente no metal, vidro, plástico, inclusive nas superfícies plásticas da cabeça da escova, cabo e cerdas de nylon, tornando um local perfeito para encontrar esse vírus, além da gripe comum, herpes bucal, entre outros.
O estado de saúde do paciente que tenha contraído a Covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta, com atenção especial para a língua e aos dentes molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.
Como as mãos são imprescindíveis no acesso à boca, como no uso do fio dental e da escova de dente, é importante que estejam bem limpas. Antes de realizar a higiene bucal é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos. Também devemos estar atentos para a troca de escova dental, que em geral deve ser feita a cada três meses, mas também torna-se necessário trocar sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção.
A saliva também abriga inúmeras bactérias, o que faz com que a boca seja um ambiente favorável para a proliferação e crescimento de outros microrganismos, como o coronavírus. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também se indica não deixar as escovas no mesmo ambiente. Além disso, a falta de higiene e saúde bucal podem fazer com que a imunidade fique baixa, aumentando os riscos de infecções e lesões em boca. Por isso, consultar o dentista para verificar sua saúde bucal também torna-se imprescindível. Nós da Clínica Carlesso estamos prontos para lhe ajudar, conte conosco!